A charge é uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos. Embora seja importante numa charge o seu conteúdo humorístico, ela é feita ainda à mão para preservar seu valor artístico, podendo ser montada ou retocada por computador.

Reinaldo Ferreira é chargista desde 1992. Seus trabalhos já foram publicados no Nosso Jornal de Itatiba. Em 1998, lançou um livro com uma coletânea de charges. Atualmente, está licenciado do Jornal de Itatiba - Diário. Sua técnica é o nanquim a bico de pena sobre o papel vegetal com sombreado a lápis ou caneta pincel. Escaneada, a charge é enviada à Redação do jornal pela Internet. Reinaldo destaca com seu humor os fatos políticos da cidade. Para isso ele atua quase como um repórter atrás de informação pois a charge, às vezes, cumpre um papel informativo. Outra característica sua é a utilização de caricatura para ilustrar as charges. A caricatura é um desenho que exagera nos traços marcantes e trejeitos de uma pessoa.

Atualmente, com o avanço da Internet, que permite prestação de serviços à distância, Reinaldo está aberto a parcerias com outros jornais para publicação de charges e caricaturas. E também pela Internet Reinaldo recebe encomenda para fazer caricaturas. Brinque com seu chefe ou seus amigos. Escreva para Reinaldo.

   

 

Charges de Reinaldo publicadas na Imprensa de Itatiba

   Ao lado, caricatura do prefeito de Itatiba Adilson Franco Penteado simbolizando seu isolamento político. Publicada na revista Expressão.


  Os vereadores Roberto Penteado, João Fattori, João Bernardo Neto, Evair Piovasana, Marina Bradariol, Ailton Fumachi e Ocimar Rabechi na onda do carnaval de 98. Charge publicada no Jornal de Itatiba - Diário.

Charges do período dezembro de 1996 a setembro de 1998

Topo da Página / Páginas: 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17